SBN Quadra 02 Bloco F Sala 903
Edifício Via Capital - 70.041-906
Brasília - DF - (61) 3425-1500
contato@ibdcivil.com.br
O Instituto
Artigos
Biblioteca
Fórum
Cadastro
Contato
Links
 
     
 

Ao mestre, com carinho
Guia de Concursos Correio de Brasília 28/12/2008

 Conseguir o diploma da faculdade e não parar os estudos. As vagas abertas para os concursos públicos
de professor na Universidade de Brasília (UnB), Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e Academia da Força Aérea Brasileira (AFA) têm como requisito essa máxima e mostram que vale a pena se dedicar à formação quando o alvo é a carreira docente. Tanto na universidade quanto no instituto, os salários
podem chegar a R$ 8.905 mensais, para o cargo de professor titular, que requer doutorado. A AFA não divulga salários, mas a formação acadêmica mais especializada faz toda a diferença na prova de títulos,uma das etapas da seleção pública.

A UnB oferece 32 vagas em 14 departamentos, faculdades e institutos. As oportunidades são para professores adjuntos, assistentes e titulares, que precisam, respectivamente, de mestrado, especialização lato sensu e doutorado. Suzana Borges Viegas de Lima agarrou a sua vaga e entrou em novembro no time de professores da Faculdade de Direito da instituição, onde se formou como bacharel e fez mestrado. “Quando me graduei, escolhi a advocacia. Mas quando entrei no mestrado, fiz uma matéria de prática docente e me apaixonei”, conta.

Antes desse concurso, Suzana já havia sido professora substituta da faculdade. “O cargo não tem o vínculo permanente e financeiramente não é tão bom”, frisa. Agora que conseguiu o emprego, ela promete não parar. “Estou fazendo o doutorado. O professor precisa de uma capacitação contínua, tem que estar sempre estudando”, ressalta. Além de se manter atualizada, com mais especializações Suzana pode crescer dentro da instituição e pleitear diferentes cargos. Para a decana de Ensino de Graduação da UnB, Márcia Abrahão Moura, profissionais com o perfil da Suzana são os buscados pela instituição. “Esperamos contratar professores motivados para contribuir com o fortalecimento da universidade”, jutitifica.Para o ano que vem, Márcia Abrahão traz boas notícias. “Estamos abrindo aproximadamente 630 vagas em quase todos os institutos e faculdades”, avisa. Segundo a decana, 216 vagas serão para a substituição de professores temporários e substitutos e 422 para a restruturação e expansão da universidade. “Vamos ampliar vagas nos cursos existente e criaremos novos cursos noturnos e diurnos em 2009 e 2010. As outras 140 são exclusivas para os câmpus das cidades satélites”, diz.

Forças Armadas

Os interessados nas 26 vagas de magistério superior do ITA deverão ter titulação mínima de graduação nas áreas de computação; engenharias civil, mecânica ou aeronáutica; ciências fundamentais e humanas. O professor Claúdio Jorge Pinto Alves integra a comissão do concurso e é professor do instituto há 30 anos. Ele, que é pós-doutor, é o exemplo de que, assim como na UnB, quem se dedica ao ensino precisa investir em capacitação. “Para crescer na carreira, tem que continuar sempre com a formação. Esse incentivo por parte da instituição é constante”, considera. Segundo Alves, a infra-estrutura do ITA, que fica em São José dos Campos (SP), facilita o trabalho. “Aqui temos instalações adequadas e toda a segurança de trabalhar numa base”, enumera. Mas, o professor esclarece que o maior benefício está no dia-a-dia, na sala de aula. “ A profissão poderia ser mais bem remunerada, mas o contato com a garotada é a melhor parte do trabalho. É gostoso estar em contato com as novas gerações.”, comemora. Na AFA, são 15 vagas, divididas entre os cargos de professor assistente e auxiliar, em várias áreas do conhecimento: economia, gestão de produção, física, matemática, química, direito e línguas inglesa, espanhola e portuguesa. Apesar de não divulgar a remuneração, o tenente Vasner Rocha, da Subdivisão de Exames e Admissão da AFA, garante que há motivos para se interessar
pelos postos. “O salário é atrativo. A instituição possibilita um enorme ganho profissional e o ambiente de Pirassununga (SP), uma cidade de interior em desenvolvimento, possibilita a qualidade de vida”, defende. Do total de vagas, 13 são para Pirassununga e duas para Belo Horizonte.



Matéria original no endereço
http://www.buscacb2.correioweb.com.br/correio/2008/12/28/TF04-2812.pdf

 

 
 
 
Desenvolvido por Invisual